7 Sinners - Helloween

Imagem


Não há dúvidas de que o HELLOWEEN se deparou com uma encruzilhada após o fim da turnê de “The Dark Ride” (2000). O excelente disco, que possuía um quê de agressividade incomum em comparação com os seus antecessores, mostrava que o power metal melódico ainda possuía certo fôlego, sobretudo a partir de uma vertente ainda pouco explorada. Entretanto, a banda optou por retornar às suas origens melódicas e vibrantes a partir do álbum seguinte. O resultado se mostrou inadequado para o quinteto alemão – acostumado com o carinho e a receptividade do seu público. Para quebrar o estigma de grupo ultrapassado, “7 Sinners” retoma o que o HELLOWEEN compôs de mais pesado na sua carreira. Embora não possua a obscuridade da sua maior referência, o novo álbum claramente se baseia muito mais na agressividade do que nas melodias de outrora. Nada mais recomendado (e adequado) para a volta por cima do quinteto.
A formação estabilizada desde o controverso “Keeper of the Seven Keys – The Legacy” (2005) contribuiu significamente para o bom desempenho de “7 Sinners” nas paradas europeias. Andi Deris (vocal), Michael Weikath e Sascha Gerstner (guitarras), Markus Grosskopf (baixo) e Dani Loeble (bateria) mostram na sua nova empreitada um repertório extremamente coeso que alia muito peso às melodias cativantes. O repertório – nitidamente mais direto e menos complexo do que os seus anteriores – é o grande trunfo da obra. Como prova, “Where the Sinners Go” e “Are You Metal?” mostram muitíssimo bem o acerto em juntar riffs extremamente agressivos com refrãos poderosos. De outro lado, músicas como “Who is Mr. Madman?” e até mesmo “Raise the Noise” mostram um quê de melodia acompanhado por elementos clássicos/sinfônicos (mas nunca surgem em detrimento do peso das guitarras).

Por mais que a banda invista em criatividade e em elementos extremamente atuais, não existe maneira de recuperar a áurea dourada de discos como “Keeper of the Seven Keys Part II” (1988) e até mesmo “The Time of the Oath” (1996). Embora não possa ser comparado com os clássicos do HELLOWEEN, “7 Sinners” é claramente o melhor registro recente da banda. A melódica “World of Fantasy” – que possui um dos melhores refrãos da obra – juntamente com “You Stupid Mankind” mostram bem o fôlego que o novo repertório possui. Pode até ser que algumas músicas causem certa estranheza – como a balada “The Smile of the Sun” – mas a grandiosidade do registro é que acaba se sobressaindo às possíveis falhas.

Outras músicas ainda podem conquistar prestígio e reconhecimento dentro de “7 Sinners”. Entre elas, “If a Mountain Could Talk” recupera um pouco da sonoridade alegre da década de oitenta, mas sem se distanciar dos riffs extremamente pesados que contornam o álbum do início ao seu fim. Do mesmo modo, os aspectos mais pesados de “My Sacrifice” chegam a impressionar e podem – por que não – proporcionar aqui outro momento de destaque dentro da obra. Por fim, a épica “Far in the Future” é que mais destoa do repertório (e a única). A faixa não é ruim – apenas se distancia da proposta satisfatória apresentada em “7 Sinners”.

O HELLOWEEN não é mais a banda que foi na década de oitenta. No entanto, “7 Sinners” é o registro mais qualificado da sua recente carreira. Por mais que a banda não possua o mesmo impacto do passado, o seu novo álbum merece muita atenção, sobretudo dos fãs mais céticos. A nova sonoridade do grupo – se é que se pode chamar assim – evidencia uma agressividade esquecida desde o fim da era “The Dark Ride” (2000). A retomada do power metal melódico a partir dessa perspectiva pode recolocar o quinteto germânico entre os principais nomes do gênero. Michael Weikath & Cia. só precisam manter a boa média atingida em “7 Sinners” daqui para frente.



Fonte: Resenha - 7 Sinners - Helloween http://whiplash.net/materias/cds/128873-helloween.html#ixzz3BMvYHEcf
Compartilhar Google Plus

Autor Mayumi Ohasi

Mayumi Correa Ohasi, nasceu em 10 de março de 1996 na cidade de Himeji-Japão. Começou faculdade de Designer Gráfico mas trancou no 2° semestre. Administradora do site Mayumi Ohasi e HM Rock Reviews.

Postagens Relacionadas

0 comentários :

Postar um comentário

Seu comentário foi postado com sucesso!

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial