Holy Diver - DIO




RONNIE JAMES DIO é muito anterior ao Power Metal; aliás é proto-metal, tendo iniciado sua carreira no final dos anos 50(!!). Foi vocalista de sua própria banda(ELF), tendo passagens que construíram a história do metal pelo RAINBOW (1975-78) e pelo BLACK SABBATH pós- OZZY (1980-82/1992) .

Depois de “Mob Rules”(81), RONNIE brigou com os TONY YOMMI e GEZZER BUTLER (em uma bizarra crônica que envolve o aumento dos vocais e bateria, em detrimento da guitarra e do baixo, na mixagem do disco) e, após um álbum ao vivo (“Live Evil”), monta a banda DIO  e lança, em maio de 1983, a porrada sonora “Holy Diver”.

Ok, o que isso tudo tem a ver com o papo de Power Metal lá em cima? Divergências a parte, na opinião desse redator, o disco inaugura o estilo que consagraria figurinhas como HELLOWEEN e BLIND GUARDIAN  anos depois.” Holy Diver” é forte, melódico, com os vocais épicos do estilo e as guitarras de VIVIAN CAMPBELL, (então um moleque), “pondo quente” nas composições.

“Holy Diver” - a canção - tem uma das melhores pegadas de metal de até então, soando como um RAINBOW  revitalizado e brilhante. “Gipsy Kiss” deixa bem claro que DIO escutava muito AC/DC - vide a síncope utilizado pelo mesmo em suas tortas linhas melódicas. "Caught in the Middle" começa com um riff na onda de “Breaking the Law” do JUDAS, desembocando em um heavy dos infernos.

No quesito power ballad, duas canções se sobressaem no disco: enquanto "Don't Talk to Strangers" pegou o que de melhor o SCORPIONS podia oferecer em sua introdução e rapidamente dá uma guinada para a pancadaria, abrilhantada por um solo virtuoso de CAMPBELL (cortesia da escola RANDY RHOADS).Na mesma toada, “Invisible” é outra grande sacada da banda e outro ótimo solo.

Por fim, um comentário a parte: quem discorda do uso do termo Power Metal para esse disco, “Rainbow in the dark” é o quê ?



Fonte: Resenha - Holy Diver - Dio http://whiplash.net/materias/cds/156873-dio.html#ixzz2d64kFf00
Compartilhar Google Plus

Autor Hm Rock Reviews

Mayumi Correa Ohasi, nasceu em 10 de março de 1996 na cidade de Himeji-Japão. Começou faculdade de Designer Gráfico mas trancou no 2° semestre. Administradora do site Mayumi Ohasi e HM Rock Reviews.

Postagens Relacionadas

0 comentários :

Postar um comentário

Seu comentário foi postado com sucesso!

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial