Monster - Kiss



Um dos trabalhos mais esperados do ano, "Monster", foi lançado em 5 de outubro de 2012, e é o vigésimo álbum de estúdio do Kiss.

Considerando que o debut da banda foi lançado em 18 de fevereiro de 1974, já se passam pouco mais de 38 anos até Monster.

Além disso, existem várias histórias e declarações que antecederam o mais novo álbum do Kiss.
A primeira vez que a banda se pronunciou sobre a gravação de um novo álbum foi através do Gene Simmons, em uma entrevista para a Guitar Hero: Warriors of Rock em 2010, onde ele disse que a banda tinha intenção em lançar um sucessor de "Sonic Boom".

Já em março de 2011 o mesmo Gene Simmons, em entrevista de rádio para a Heavy Metal Thunder, disse que a banda iria entrar em estúdio em três semanas para iniciar as gravações do que viria a se tornar o "Monster", e que eles já tinham em torno de 20 a 25 músicas prontas para gravar.

Inicialmente o álbum estava programado para ter 10 faixas. Mais tarde, Gene Simmons disse que seriam 15 as músicas inéditas presentes no álbum, que acabaram sendo reduzidas para as 13 atuais.

Monster foi produzido pela dupla Paul Stanley e Greg Collins (a mesma de Sonic Boom) e foi gravado em Los Angeles, sendo que o processo de gravação terminou em 6 de janeiro de 2012. E sinceramente, nada melhor do que alguém da própria banda para também cumprir esta nobre função de produção, como é o caso de Paul Stanley.

Muitas vezes isso pode não funcionar muito bem em outras bandas, mas no Kiss isso se mostra um grande diferencial pela qualidade alcançada em "Monster" e pela manutenção das características principais que caracterizou o Kiss ao longo dos anos.

E, além disso, "Monster" foi gravado com equipamentos analógicos ao invés de digitais, o que conferiu ao álbum uma sonoridade mais pesada e mais encorpada.

O primeiro single lançado foi "Hell or Hallelujah" em 02 de julho de 2012. E o seu lançamento foi uma pequena demonstração de que a banda estava voltando com força total.

"Hell or Hallelujah "é uma música empolgante, vigorosa, forte e que tem um refrão que remete a vários clássicos da banda. Tudo regado a arranjos classicamente hard rock para grandes arenas cantarem em coro.

Já o segundo single, "Long Way Down", lançado em 23 de outubro de 2012, mostrou que a banda também estava investindo num hard rock mais melódico com aqueles refrões mais dramáticos que muito se viu em álbuns anteriores.

Inclusive Gene Simons declarou que "Monster" é uma combinação de três álbuns anteriores: "Destroyer", "Revenge" e "Sonic Boom".

E de fato ele tem razão. "Monster" é melhor que "Sonic Boom" e muito melhor que "Psycho Circus", e o fato de Peter Criss e Ace Frheley não estarem nele de pouco importa, pois Tommy Thayer e Eric Singer, respectivamente guitarrista e baterista, mandam muito bem! E é fato que eles já estão totalmente integrados com as raízes da banda.

Já Paul Stanley está cantando divinamente bem. Ele pode não ter a mesma voz de antes, mas isso não ressalta em estúdio, e a prova disso é a voz de ouro que ele nos oferece em "Monster". Já Gene Simmons nunca foi um eximo cantor, mas a voz dele também identifica a banda, e além disso o baixo dele, como sempre, deixa claro que ele é um baixista que influencia pelos arranjos muito criativos ao longo dos anos.

Paul Stanley também é que mais contribuiu com as letras do álbum, e não participou em apenas duas (uma de Simmons e outra de Thayer).

Enfim, "Monster" é um álbum forte e inspirado, com um som bem "up" e que mantém o legado e as características do Kiss intactos.

Na verdade, ele apresenta uma série de influências dos anos 60 e 70 como Jimmy Hendrix (em "Freak") e Jeff Beck (a introdução de "Long Way Down"). Além disso, "Eat Your Heart Out" relembra todos os elementos clássicos que a banda utilizava antigamente em outros álbuns. Sem contar que "Back to the Stone Age" é um hino em "Monster". Outras canções são mais melodiosas como "All For The Love Of Rock & Roll" cantada pelo baterista Eric Singer. Aliás, assim como em "Sonic Boom", as canções cantadas por Singer e Thayer são destaques, ficaram excelentes!

Para quem pensa que a banda só visa o lucro e o marketing, "Monster" também mostra que os caras ainda tem competência de sobra para nos oferecer ótimos trabalhos.

Não que isso elimine outra forte característica da banda nos últimos 10 anos (marketing), mas acima de tudo Paul Stanley e Gene Simmons são músicos notáveis e altamente criativos, que ainda podem surpreender muito os seus fãs.

E "Mosnter" prova exatamente isso, bem como deixa claro que é candidato fácil para os melhores álbuns do ano.

"Monster" estreou na parada americana no terceiro lugar, uma posição abaixo do disco anterior, que ficou em segundo na semana de estréia - aliás, este segundo lugar foi o melhor resultado que o Kiss obteve em termos de posição na parada; o terceiro lugar vem a seguir, tendo sido atingido pelo disco "Psycho Circus" e por este. Um belo resultado, mostrando a força que a banda ainda tem.

Nota:8,5


http://whiplash.net/materias/cds/168154-kiss.html#ixzz4G8e4euu0 
Compartilhar Google Plus

Autor Mayumi Ohasi

Mayumi Correa Ohasi, nasceu em 10 de março de 1996 na cidade de Himeji-Japão. Começou faculdade de Designer Gráfico mas trancou no 2° semestre. Administradora do site Mayumi Ohasi e HM Rock Reviews.

Postagens Relacionadas

0 comentários :

Postar um comentário

Seu comentário foi postado com sucesso!

Postagem mais recente Postagem mais antiga Página inicial